Normal view MARC view ISBD view

História e Cultura de Cabo Verde [Registo Multimédia] / Rui Carita

Main Author: Carita, RuiLanguage: Português.Country: Portugal.Publication: [S.I] : IAC, 2008Description: 1 CDISBN: 9789899595903; 978-972-9213-97-7.Subject - Topical Name: História -- Projecto Chronos | E-learning | CD Subject - Geographical Name: Cabo Verde
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Current location Home library Call number Copy number Status Date due Barcode Item holds
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
AV CDA/178 CA0178 Available CA0178
Biblioteca Pública Arquivo Regional João José da Graça
Biblioteca Pública Arquivo Regional João José da Graça
600 CAR 51656/2009 Available 51656/2009
Total holds: 0

Acaba de ser editado pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em conjunto com a Universidade da Madeira, um CD-ROM com um curso de História e Cultura de Cabo Verde, da autoria do Prof. Doutor Rui Carita, vice-reitor e docente daquela Universidade. O conteúdo deste CD-ROM, que decorre da preparação do mesmo curso para a plataforma de e-learning concebida no âmbito do Projecto Chronos - projecto transnacional apoiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária Interreg III-B, que para além dos Açores envolve também parceiros da Madeira, Canárias e Cabo Verde, e do qual o IAC é o Chefe de Fila - é agora apresentado neste novo suporte digital, que permite outra dinâmica na sua utilização, bem como torna este importante conteúdo multimédia acessível independente de acesso a Internet. Recorda-se que em Cabo Verde o acesso a este meio de comunicação ainda não está tão facilitado como nas outras regiões e tem um custo ainda muito considerável para os utilizadores. Este curso, com uma grande quantidade de ilustrações, é composto por 10 aulas com os seguintes títulos: Enquadramento entre os Descobrimentos e a colonização europeia; Meio Físico e População; Descobrimento e Povoamento das ilhas; Análise do interesse estratégico de Cabo Verde no quadro do Atlântico; As grandes alterações do quadro do Atlântico entre os séculos XVI e XVII; A reformulação de Cabo Verde, com o povoamento das ilhas periféricas; O novo quadro do século XIX; Encontro de Culturas; e A Independência de Cabo Verde. Este trabalho será apresentado no próximo dia 21 de Janeiro, na cidade da Praia, em Cabo Verde, por iniciativa dos seus editores e numa acção conjunta com o Ministério da Educação de Cabo Verde e com a Universidade estatal daquele país. Como refere Jorge Bruno, presidente da Direcção do IAC, "a apresentação deste trabalho em Cabo Verde reveste-se de especial importância num pais em que o acesso às plataformas de Internet ainda não atingiu um nível tão generalizado como na Europa, sendo que deste modo se disponibiliza uma solução utilizável por todos os que possam dispor de equipamento informático e, também muito importante, pelas diversas escolas daquele país".

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Autonomia dos Açores Digital | Koha parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Autonomia dos Açores Digital | Koha parameterized and extended by Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCB - Património Bibliográfico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

By using our website CCB - Património Bibliográfico Açores you are accepting the usage of cookies for optimization and analytics purposes.

For more information, please check our Privacy Policy.