Normal view MARC view ISBD view

00:30 : A Hora Negra [Registo vídeo] = Zero Dark Thirty / real. Kathryn Bigelow

Coauthor: Bigelow, KathrynSecondary Author: Chastain, Jessica;Edgerton, Joel;Strong, MarkUniform Conventional Heading: ThrillerLanguage: Português ; of original work, Inglês.Country: Portugal.Publication: [S.l.] : Columbia Pictures, Lisboa : [distrib.] ZON Lusomundo Audiovisuais, 2013Description: 1 DVD (ca 150 m.) : col., son.Abstract: A 11 de Setembro de 2001, o mundo assistia em directo a um dos mais arrepiantes ataques terroristas de sempre. O acontecimento deu origem a uma época de instabilidade e medo sem precedentes e, por esse motivo, foram somados esforços para capturar Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda, organização responsável pelos ataques. Maya (Jessica Chastain), agente da CIA, é uma das responsáveis pela operação de mais de uma década, que levou militares americanos a entrar no Paquistão onde, em Maio de 2011, Bin Laden foi capturado e morto. O filme segue o seu trajecto.<br />Realizado por Kathryn Bigelow (Óscar de melhor realizadora por "Estado de Guerra"), um "thriller" de acção com argumento de Mark Boal que durante anos teve acesso privilegiado a informações relativas à luta antiterrorista dos EUA.<br />Apesar de muito elogiado pela crítica, o filme tem sido rodeado por polémica, especialmente após a carta aberta de Naomi Wolf a Kathryn Bigelow. Nela, a escritora definia o filme como "um anúncio publicitário de duas horas, muito bem filmado", destinado a manter fora da prisão os agentes dos serviços secretos que cometeram crimes em Guantánamo. Insinuava também que o financiamento da obra seria difícil sem a aprovação do sector militar e que, tal como Leni Riefenstahl legitimou e glorificou o regime nazi alemão, Bigelow subscreve as "mentiras do regime": a de que "esta brutalidade [a tortura] é de alguma forma necessária".<br />A título de curiosidade, "Zero Dark Thirty" - o título original do filme -, refere um termo usado pelos militares americanos para referir uma hora não especificada da madrugada. .Audience: Para maiores de 16 anos.Subject - Topical Name: Drama | Accão
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Current location Home library Call number Copy number Status Date due Barcode Item holds
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
AV 734 BIG/hor PDD03894 Available PDD03894
Total holds: 0

Vencedor do New York Film Critic Circle Melhor Filme

Vencedor do National Board Review Melhor Filme

Melhor Realizador Kathryn Bigelow

Vencedor Globo de Ouro Jessica Chastain

Tit. orig.: Zero Dark Thirty

Elenco: Jessica Chastain, Mark Strong, Joel Edgerton

A 11 de Setembro de 2001, o mundo assistia em directo a um dos mais arrepiantes ataques terroristas de sempre. O acontecimento deu origem a uma época de instabilidade e medo sem precedentes e, por esse motivo, foram somados esforços para capturar Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda, organização responsável pelos ataques. Maya (Jessica Chastain), agente da CIA, é uma das responsáveis pela operação de mais de uma década, que levou militares americanos a entrar no Paquistão onde, em Maio de 2011, Bin Laden foi capturado e morto. O filme segue o seu trajecto.<br />Realizado por Kathryn Bigelow (Óscar de melhor realizadora por "Estado de Guerra"), um "thriller" de acção com argumento de Mark Boal que durante anos teve acesso privilegiado a informações relativas à luta antiterrorista dos EUA.<br />Apesar de muito elogiado pela crítica, o filme tem sido rodeado por polémica, especialmente após a carta aberta de Naomi Wolf a Kathryn Bigelow. Nela, a escritora definia o filme como "um anúncio publicitário de duas horas, muito bem filmado", destinado a manter fora da prisão os agentes dos serviços secretos que cometeram crimes em Guantánamo. Insinuava também que o financiamento da obra seria difícil sem a aprovação do sector militar e que, tal como Leni Riefenstahl legitimou e glorificou o regime nazi alemão, Bigelow subscreve as "mentiras do regime": a de que "esta brutalidade [a tortura] é de alguma forma necessária".<br />A título de curiosidade, "Zero Dark Thirty" - o título original do filme -, refere um termo usado pelos militares americanos para referir uma hora não especificada da madrugada.

Para maiores de 16 anos

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Autonomia dos Açores Digital | Koha parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Autonomia dos Açores Digital | Koha parameterized and extended by Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCB - Património Bibliográfico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

By using our website CCB - Património Bibliográfico Açores you are accepting the usage of cookies for optimization and analytics purposes.

For more information, please check our Privacy Policy.