Normal view MARC view ISBD view

Cadernos genealógicos sobre os Machados da ilha de S. Jorge / Mateus Machado Fagundes de Azevedo

Language: Português.Country: Portugal.Publication: [S. l. : s. n.], 1725Description: 130 folhas ; 31 cmSUDOC serial history: : .
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Current location Home library Call number Copy number Status Date due Barcode Item holds
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
Biblioteca Pública Arquivo Regional de Ponta Delgada
JC MS/14 JC/MS00104 Available JC/MS00104
Total holds: 0

Falta o 2.º caderno e há 13

Contém a seguinte nota de Ernesto do Canto: O autor dos seguintes cadernos genealógicos sobre os Machados da ilha de S. Jorge é Mateus Machado Fagundes de Azevedo, filho de Francisco de Sousa Machado (que tirou brasão de armas em 1687) e D. Ana Machado de Azevedo. O autor nasceu na Vila das Velas da Ilha de S. Jorge - em 1675 onde morreu em 1734. Viajou por Portugal, Espanha e França e julga-se que na comitiva de algum embaixador. esteve também nas ilhas de S. Miguel onde tinha o seu tio avô o Cap. João Teixeira de Sousa casado com D. Beatriz de Quental, e nas ilhas Terceira, Graciosa e Pico. - Em certa justificação genealógica em 1725 deu-se que ele depunha com conhecimento de causa por estar escrevendo livros genealógicos. Era um homem inteligente e de vastos conhecimentos, bom latino e filósofo, versado nas línguas francesa e espanhola por ter rendido em Paris e Madrid. Em fins do século passado um tabelião da Calheta passou uma certidão de parte do livro genealógico - que compusera o Sr. Mateus Machado - sendo então seu possuidor o Sargento Mor daquela vila - António da Silveira Ávila. Por aquele tempo tão bem o teve em seu poder Raulino da Terra Brum da Silveira, da mesma vila, que para servir certas pessoas, lhes extraiu dela as ascendências. O livro desapareceu da ilha de S. Jorge, onde desde 1856 o buscou debalde o Dr. João Teixeira Soares, que me deu todos estes esclarecimentos, acrescentando que estes cadernos ou serão os originais ou pelo menos cópia feita pelo Sr. Raulino Terra que frequentemente frequentava a ilha do Faial por ser seu pai dali e assim facilmente chegaria ao poder da famíli Taveira entá lá residente. Diz o Dr. João Teixeira que a bilis atrabiliária do autor o fez obscurecer verdades que conhecia. ocultar amílias suas conhecidas e enfim cometer erros e faltas, que tiram parte da fé que podia merecer.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Autonomia dos Açores Digital | Koha parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Autonomia dos Açores Digital | Koha parameterized and extended by Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCB - Património Bibliográfico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

By using our website CCB - Património Bibliográfico Açores you are accepting the usage of cookies for optimization and analytics purposes.

For more information, please check our Privacy Policy.